Propriedade Intelectual do Espaider: colidência de marcas

Se existe uma unanimidade entre executivos de organizações dos mais variados setores, é quando diz respeito ao reconhecimento do valor de suas marcas registradas.

Uma marca bem difundida alcança reconhecimento e possui alto poder de engajamento entre os clientes, por isso está ligada diretamente à operação e lucro de qualquer negócio.

Saiba como monitorar pedidos de registros de novas marcas no mercado.

 

Valor das marcas

Marcas podem valer bilhões de dólares e até mais que o produto/serviço que leva seu nome. Apesar de ser um bem intangível, uma marca produz resultados materiais concretos para a empresa que a detém.

Normalmente, o consumidor define sua compra levando fortemente em consideração a marca. É comum hábitos repetitivos de compra pela marca, onde a habitualidade garante ao fornecedor de um produto a fidelidade do consumidor, que já não necessita mais de comprovações de qualidade e quaisquer outros critérios.

Pelas razões citadas e por outras, é fundamental que as organizações monitorem constantemente os pedidos de registros de novas marcas, para evitarem dissabores e concorrências desleais. Quanto mais cedo o processo for contestado, menor será o prejuízo, se houver.

Anualmente, são depositados vários pedidos de marcas. De acordo com o Relatório de Atividades do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em 2018 foram protocolados 204.419 pedidos.

Esse número é bastante expressivo e demonstra o quão difícil é fazer o acompanhamento de pedidos sem que haja um software que auxilie nesta tarefa.

 

Propriedade Intelectual no Espaider

O Espaider tem um módulo de Propriedade Intelectual para controle de marcas, patentes e domínios.

Clientes do Espaider podem cadastrar todas as suas marcas e, periodicamente, submetê-las às revistas do INPI para que o sistema realize a funcionalidade de “colidência de marcas”, ou seja, o Espaider aponta eventuais pedidos de registros que possam colidir com a marca da sua organização.

O usuário pode configurar o sistema para determinar os parâmetros de colidência.

Conheça o Espaider 7 e todas as soluções que a Fácil oferece.


Publicado em: 25/03/2020