Escritórios de advocacia finalmente migram para a nuvem, mas deve haver uma estratégia que envolva segurança

É inegável que a mudança dos sistemas para a tecnologia em nuvem oferece muito mais flexibilidade e até mesmo segurança, em relação às formas tradicionais de manutenção de bases locais. Na grande maioria dos casos há uma redução nos custos de manutenção, principalmente quando o fornecedor oferece serviços agregados, como por exemplo, serviço de instalação de versões e releases, controle de backups e outros. No caso da Fácil, que presta serviço de hospedagem para seus clientes, os serviços citados já estão incluídos no custo de hospedagem. A Fácil assume responsabilidades que seriam do cliente, inclusive verificando periodicamente tempos de respostas e incrementando infraestrutura de hardware e software, sempre que necessário.

Escritórios de advocacia de médio e grande portes, devem considerar que manter um sistema local e publicá-lo para acesso externo, com um nível de segurança adequado, contra hackers, é bastante oneroso. Em geral, àqueles que renunciam ao quesito de investimentos em segurança, por conta dos custos, deixam seus dados expostos, com risco de vazamentos ou bloqueios por criminosos. Sistemas hospedados em Datacenters têm níveis de segurança elevados, pois eles seguem as melhores práticas mundiais contra invasões e os custos com esses controles, que se traduzem em hardwares e softwares, sempre atualizados, são diluídos entre diversos clientes, minorando a possibilidade de que informações sensíveis caiam na mão de invasores.

Informações de quaisquer tipos, principalmente presentes em documentos e outras formas de armazenamento, quando centralizadas e disponibilizadas em nuvem, com bons controles de restrições de acesso, significam vantagens para as organizações. Por outro lado, há a necessidade de investimentos em tecnicidades que garantam o maior nível de segurança possível.

Um alerta importante: algumas empresas de software têm oferecido soluções que armazenam os dados, principalmente documentos, em plataformas muito conhecidas por propiciarem gratuidade de armazenamento ou baixo custo, muito utilizadas por pessoas físicas para armazenamento de fotos e outros dados particulares, mas essas plataformas não são adequadas para armazenamento de documentos legais, profissionais ou de terceiros. O nível de segurança não foi pensado para utilização fora dos limites propostos. Quem opta por essas plataformas está utilizando inadequadamente uma ferramenta excelente, disponível em larga escala para pessoas físicas; muitas delas não foram construídas para utilização profissional.

Quem licencia os produtos da Fácil dispõe da facilidade de manter as informações na nuvem, em Datacenter próprio da Fácil, com nível segurança de classe mundial, com diversos serviços agregados. Contrate os produtos e serviços da Fácil e hospede seus dados com total segurança em um Datacenter de classe mundial.


Publicado em: 19/02/2021