Grupo Marista - FTD Educação

O Grupo Marista destaca-se pela forte atuação na área da educação, através de colégios e universidades, marcando presença ainda nas áreas de solidariedade e saúde. Está presente nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Integrante do Grupo Marista, a FTD Educação atua em todo o território nacional, produzindo e oferecendo conteúdo educacional e cultural adequado e inovador.

O Departamento Jurídico, chamado de Procuradoria Jurídica, é composto por 35 pessoas distribuídas entre Curitiba e São Paulo, atendendo a todas as unidades de negócio. 

No intuito de aprimorar a gestão, no ano de 2014 o grupo buscou um sistema jurídico, preferencialmente na nuvem, que atendesse a todas as demandas do departamento, não só contencioso e contratos.Nesse sentido, optou pelo Espaider, iniciando a implantação em 2015.

Os primeiros módulos a entrarem em produção foram Propriedade Imobiliária e Contencioso. Posteriormente vieram Requisições e Contratos.

Na FTD Educação, o foco das requisições e contratos foi trazer eficiência para o processo, evitando tarefas repetitivas que tomam tempo e reduzem a performance do departamento.

Sob a gestão do gerente jurídico Victor Linhares Bastos, o projeto conduzido pela advogada Mariane Cassarino de Oliveira, resultou na revisão e ajuste de todos os fluxos, minutas e validações, culminando com a implantação do contrato eletrônico em conjunto com o Integrador Assinar Fácil, produto desenvolvido pela Fácil, que reduziu o prazo de tramitação de contratos de 30 dias para 1 dia, sendo esse case reconhecido em diversos fóruns de debates, como OAB de São Paulo e Campinas, seminários de gestão jurídica e na Fenalaw, um dos maiores eventos jurídicos da América Latina, organizado pela Informa Exhibitions.

“Recursos humanos e tecnológicos devem atuar de forma integrada e cada um fazendo aquilo que é sua especialidade, formando assim uma parceria de sucesso. Criar o processo é tarefa humana, executá-lo é papel do sistema”, diz Victor Bastos.

“Outros módulos como Societário, Procurações, Certidões, Consultivo, GED, Propriedade Intelectual integrado com Requisições estão no ar trazendo ganhos de eficiência e gestão. Diversos departamentos do grupo utilizam o Espaider, rompendo as fronteiras do jurídico e tornando-se uma relevante solução para a instituição”.

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA

Atualmente, encontra-se em fase de expansão a extração de indicadores através do módulo Análises Gerenciais (BI), focado especialmente para o Contencioso e Requisições/Contratos.

De acordo com o diretor jurídico Bruno Orloski de Castro, não deve existir atividade no departamento que não possa ser medida ou avaliada: “A inteligência de um BI integrado com todos os módulos é essencial, gerando informações para uma atuação jurídica cada vez mais estratégica, capaz de agregar valor ao resultado”.

Victor Bastos complementa: “O Jurídico não pode ser somente área de suporte, mas sim de influência positiva para a instituição. Para tanto, é fundamental ter a tecnologia, especialmente através de um sólido sistema de gestão como aliada do departamento, trazendo inteligência e eficiência para os processos e atividades”.

“Através dessa atuação estratégica, o Departamento cumpre o seu propósito, que é contribuir ativamente para o sucesso da Missão Marista, que é a transformação da sociedade por meio da formação de cidadãos éticos, justos e solidários, orientados pelos valores do Evangelho, do jeito de Maria”, finaliza o diretor.


Publicado em: 07/05/2019 12:07:00