CBA - Companhia Brasileira de Alumínio

A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) é uma das maiores produtoras de alumínio do Brasil e possui um amplo portfólio de produtos de alumínio primário e transformado, sendo responsável por todas as etapas de sua fabricação, desde a mineração e beneficiamento, até o acabamento dos produtos finais. Possui uma receita líquida de R$ 4,7 bilhões e conta com 4.268 empregados diretos, responsáveis pela produção de 417 mil toneladas de alumínio por ano.

Com um capital fechado, a empresa faz parte do portfólio de negócios da Votorantim S.A. A CBA  gerencia e conduz seus negócios com integridade e transparência, buscando sempre os mais altos padrões éticos.

JURÍDICO ESTRATÉGICO

O departamento jurídico da CBA responde diretamente à presidência, ao lado de outras sete áreas estratégicas e tem papel fundamental na condução das políticas de compliance.

Um núcleo jurídico central comanda uma rede de escritórios de advocacia parceiros e especializados, que executam o trabalho de ponta, sob a gestão do Jurídico Interno. A divisão de áreas é formada da seguinte maneira: Contencioso, Negócios, Compliance/Governança Corporativa e Tributário.

“Temos uma equipe enxuta, que atua de forma estratégica. Isso é possível porque, além do comprometimento individual e trabalho em equipe, fazemos uso da tecnologia em gestão”, assinala a advogada Natália Duque Fonseca, que conduziu o projeto de integração.

O Espaider foi escolhido como sistema de gestão jurídico da CBA. São utilizados os módulos Contencioso, Societário, Consultivo, Propriedade Intelectual e Requisições.

O módulo Contencioso foi especialmente adaptado para a classificação contábil e estimativa de riscos.

“O Contencioso é responsável pela gestão dos processos judiciais e administrativos, definindo estratégias de atuação, bem como, realizando o controle de todos os dados do processo, andamentos, pautas e valores envolvidos. A integração com o ERP da SAP permite que os lançamentos dos valores a serem pagos sejam digitados uma única vez”, explica Natália.

O Espaider atende à demanda de atualização monetária, gera relatórios personalizados de contingência e emite alertas de acordo com protocolos estabelecidos pela equipe.

GESTÃO FINANCEIRA

Na CBA os pagamentos determinados pela área Jurídica caem direto no SAP, otimizando as atividades dos profissionais. 

A implementação do projeto de integração do Espaider com o SAP, com um workflow específico e regras de aprovação fielmente cumpridas, foi uma grande conquista para a área. Além de evitar falhas nos lançamentos manuais, a integração trouxe maior robustez aos controles.

“O sistema permite que a gestão financeira seja feita do início ao fim, de forma segura e descomplicada. Após a aprovação, o Espaider lança os valores no SAP, o financeiro faz o pagamento e o sistema devolve as guias novamente para o Espaider, dentro das respectivas pastas, para nosso controle”, relata Natália.

A adaptação do sistema às especificações da CBA foi feita com a participação de uma equipe multidisciplinar da empresa, que envolveu profissionais de TI, Jurídico, Controladoria, Auditoria, Controles Internos, CoE/CSC (Contas a Pagar, Serviços de DHO, Central de Atendimento).

“O Espaider aumentou a produtividade por unificar as tarefas numa única ferramenta. O sistema eliminou a necessidade de manter pessoas dedicadas à alimentação e atualização de planilhas manualmente, liberando os profissionais para atuarem em questões realmente efetivas relacionadas às nossas demandas judiciais”.


Publicado em: 07/05/2019 14:22:00