CPFL Energia

A CPFL Energia está entre as 20 utilities mais sustentáveis do mundo, de acordo com o Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Atua na distribuição de energia em quatro estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Atende a 679 municípios, fornecendo energia para 9,1 milhões de consumidores.

Com sede em Campinas, SP, é o maior player de energias renováveis da América Latina, faturando mais de R$ 40 bilhões por ano. É controlada pela State Grid, uma das maiores no segmento de eletricidade. Conta com mais de 12 mil funcionários no Brasil.

É líder de mercado no Brasil, com 14% de participação na distribuição de energia elétrica.

Por trás de toda essa operação gigantesca atua uma diretoria jurídica que coordena dezenas de escritórios correspondentes.

A CPFL adotou o Espaider em 2016 como seu ERP jurídico, utilizando os módulos Contencioso, Indicadores Gerenciais, Requisições, DocSite, Contingenciador e Análises Gerenciais (BI).

Utiliza ainda, o Integrador Diário Fácil, recurso para obtenção dos andamentos dos diários oficiais, além dos serviços de histórico de valores na rotina de correção monetária e atualização dos índices financeiros.

INTEGRAÇÃO COM O SAP

À frente da estrutura jurídica está o executivo Gustavo Henrique de Aguiar Sablewski, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas com pós-graduação em Direito Tributário pela Escola Superior de OAB/RJ, além de MBA em Gestão Empresarial em Tributação e Contabilidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

“A CPFL necessita de um tratamento rigoroso das informações, para obedecer às exigências de compliance. Utilizamos o Espaider de forma integrada ao SAP. Com isso, todos os lançamentos financeiros são feitos apenas uma vez. Evita-se o retrabalho e a equipe foca muito mais nas questões jurídicas”.

A CPFL tem um setor jurídico organizado em áreas como cível, trabalhista e tributário.

Gustavo destaca que a gestão financeira ficou muito mais detalhada e segura com a integração:

“Temos muito mais assertividade nas análises de risco e facilidades na emissão de relatórios e demonstrativos extraídos do Espaider e do SAP, pois a base é mais sólida”.

A Diretoria Jurídica da CPFL faz a gestão estratégica da área. A condução dos processos é realizada por escritórios correspondentes, a partir de suas diversas especialidades.

MELHOR DEPARTAMENTO JURÍDICO

Gustavo Sablewski assumiu a Diretoria Jurídica da CPFL em maio de 2017. Sua condução ao cargo foi tomada com base no plano de sucessão da companhia e atende às melhores práticas de mercado.

O executivo possui 14 anos de experiência no setor elétrico, com passagem anterior pela empresa Light. Está na CPFL Energia desde 2013, e foi responsável por liderar a estruturação da Gerência Jurídica Estratégica, promovendo a categorização dos contenciosos da empresa.

As iniciativas de reestruturação da diretoria, a exemplo das que já foram coordenadas por Sablewski, levaram o Jurídico da CPFL Energia a ser reconhecido, em 2016, como o melhor departamento legal da América Latina, de acordo com o International General Counsel Awards.

A premiação reúne e reconhece, anualmente, empresas de mais de 20 países com as melhores práticas em termos de planejamento, gestão, execução e inovação das áreas legais, fiscais e de propriedade intelectual.


Publicado em: 07/05/2019 15:02:00