Grupo Yamaha do Brasil

O GRUPO YAMAHA DO BRASIL UTILIZA O ESPAIDER DESDE 2005, NUMA SÓLIDA PARCERIA QUE ACOMPANHA A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE CUSTOMIZAÇÕES E APRIMORAMENTOS

A Yamaha chegou ao Brasil em 1970. Foi a primeira fabricante de motocicletas do país. Hoje ela tem 2.500 colaboradores. A fábrica fica em Manaus. A administração está sediada em Guarulhos, na Grande São Paulo.

E é de São Paulo que são dirigidas as operações na América Latina, abrangendo subsidiárias na Argentina, Peru e Uruguai. No Brasil a marca está presente em todos os estados com uma ampla rede de concessionárias.

Além de fabricar motos, a Yamaha produz e importa motores de popa, geradores, quadriciclos e motos aquáticas.

ESCOLHA CRITERIOSA

A opção do Departamento Jurídico da Yamaha pelo sistema de gestão jurídica Espaider ocorreu em 2005.

A Gerente Jurídica Valéria Melo de Andrade participou diretamente do processo de escolha. A avaliação foi completa e criteriosa.

“Estive em Blumenau para conhecer a Fácil, fomos recebidos na empresa e tomamos conhecimento dos detalhes de sua estrutura e soluções. Analisamos outros produtos, comparamos as funcionalidades e verificamos que o Espaider se encaixava dentro de tudo o que a gente precisava”, recorda Valéria.

“Foi uma escolha acertada”, complementa. “Hoje posso dizer que estamos muito satisfeitos com o Espaider. A atualização tecnológica é fundamental a qualquer departamento jurídico, porque a informação tem que ser rápida e precisa. Se não houver um sistema competente para nos auxiliar, não há como realizar uma gestão de acordo com o padrão exigido dentro de uma grande companhia. Isso somente seria possível com um sistema eficiente. E o Espaider nos proporciona isso”.

EVOLUIR SEMPRE

Ao longo dos quase 15 anos de utilização do Espaider, o Departamento Jurídico da Yamaha sempre buscou se manter atualizado, além de demandar customizações para melhores adequações aos seus processos internos.

Essa evolução é contínua: atualmente ocorre a implantação do Fácil Captura de Andamentos, que realiza a busca dos andamentos processuais em órgãos e tribunais, e do Parker, ferramental de Inteligência Artificial da Fácil.

“Pelas demonstrações que tivemos são funções bastante estratégicas, que devem otimizar ainda mais o nosso trabalho”, avalia a Gerente.

A revista Gestão Jurídica conversou com Valéria sobre os principais aspectos relacionados à utilização do Espaider:

CADEIA PRODUTIVA

“Utilizamos muito o módulo de Contratos. Lidamos com uma grande quantidade de contratos em áreas como compras diretas e indiretas, fornecimento para linhas de produção e prestação de serviços. O sistema faz também o controle de vigência de todos os contratos”.

RELATÓRIOS

“Contamos com a elaboração de relatórios personalizados. O Espaider gera relatórios todos os meses para a contabilidade, destacando as contingências. Isso facilita a gestão dos contingenciamentos”.

“Geramos relatórios para fazer os KPI’s do Departamento Jurídico e temos a informação gerencial sempre à mão, de maneira fácil. Isso tem nos ajudado muito, pois conseguimos extrair cada vez mais informações, e ainda mais detalhadas”.

CUSTOMIZAÇÃO

“O Espaider foi bastante customizado nesses anos todos. Essa é uma grande vantagem do produto, pois permite atender às especificidades da empresa. Muitas coisas foram alteradas ao longo do tempo para atender às nossas necessidades”.

“Contamos com versões em inglês e espanhol. A versão em inglês visa atender demandas da nossa matriz, no Japão, estando o sistema apto a gerar relatórios dentro dos parâmetros definidos pela empresa. A versão em espanhol foi pensada para estar disponível para as nossas subsidiárias na Argentina, Peru e Uruguai.

GESTÃO DE DOCUMENTOS

“O DocSite, uma das novidades recentes lançadas pela Fácil, veio para nos facilitar a vida em termos de gestão de documentos. Ficou tudo muito mais simples e direto, de fácil operacionalização”.

LEITURA DE PUBLICAÇÕES

“O Diário Fácil veio para otimizar bastante o tempo dos advogados na leitura de publicações. Antes dele, levava-se duas ou três horas por dia lendo publicações. O Diário Fácil é bem mais rápido. O sistema já traz a publicação, o profissional examina o que lhe compete e o sistema vincula a publicação direto a uma pasta do processo dentro do sistema”.

VERSATILIDADE

“Nossa satisfação com o Espaider se dá também pela facilidade com que se pode implementar novas funcionalidades, criando campos específicos dentro dos parâmetros que definimos”.

“Ele também permite a concessão de acessos aos escritórios terceirizados que nos auxiliam no Brasil e no exterior, que podem alimentar o sistema com suas requisições e andamentos. Isso melhora a comunicação e otimiza o tempo de todos”.

SUPORTE COMPLETO AO CLIENTE

A Yamaha produz mais de 150 mil motocicletas por ano no Brasil. Atualmente o Grupo comercializa 26 modelos de motocicletas no país, oito modelos WaveRunner (veículos aquáticos) e 32 modelos de motores de popa.

Em 2020 ela completa 50 anos de Brasil e 35 anos de sua fábrica na Amazônia. A empresa investe para apoiar de todas as formas os seus clientes e potenciais compradores. Além de oferecer assistência por meio de concessionárias e oficinas autorizadas, o Grupo Yamaha do Brasil ainda conta com um importante braço financeiro, que é composto pela Yamaha Consórcio, Banco Yamaha e Yamaha Corretora de Seguros, e, mais recentemente, com uma empresa da área de transportes e logística, a Yamaha Logística.

Possui o Sistema de Gestão da Qualidade da Yamaha, baseado na norma ISO 9001:2015, que engloba todo o processo, desde o Desenvolvimento, Produção, Vendas e a Assistência Técnica de motocicletas e motores de popa.

Um ponto fundamental neste sistema implantado é a satisfação dos clientes, sejam eles os concessionários, os usuários de produtos ou aqueles que recebem os serviços.

A Yamaha Motor da Amazônia foi certificada em dezembro de 2004 na ISO 14001:1996, e em novembro de 2017 migrou para a versão 14001:2015.

Com o objetivo de fazer com que todas as plantas do Grupo Yamaha no Brasil fossem certificadas, o site da Yamaha, em Guarulhos, foi certificado na ISO 14001:2004 em outubro de 2008. Migrando para versão 2015 da norma em novembro 2017.

O foco dessa norma é o tratamento que a empresa confere ao consumo dos recursos naturais, de modo que sejam utilizados racionalmente, assim como o descarte correto de resíduos gerados em seus processos e serviços.

A Yamaha Motor da Amazônia foi certificada em Janeiro de 2011, na norma OHSAS 18001:2007 e em fevereiro de 2020 iniciou a migração para ISO 45001:2018. Essa norma trata de segurança e saúde ocupacional dos colaboradores.

Fonte: Revista Gestão Jurídica - edição XI - ano 2020


Publicado em: 06/08/2020 15:30:00